O Governo das Filipinas recebeu 1,96 milhões de dólares (1,72 milhões de euros) dos Estados Unidos, em compensação pelos danos causados por um navio norte-americano, que encalhou há dois anos, no Parque Nacional de Tubbataha.
"A compensação vai ser utilizada para a proteção e reabilitação do Parque Natural de Tubbataha, património da Humanidade.........
da UNESCO", diz um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros das Filipinas.
da UNESCO", diz um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros das Filipinas.
"Parte dos fundos também vão ser usados para melhorar a vigilância da zona e prevenir assim que incidentes como este se repitam", refere o texto.
Além da compensação económica, a Administração norte-americana comprometeu-se a ajudar na melhoria da estação do Serviço de Guarda Costeira das Filipinas em Tubbataha.
A 17 de janeiro de 2013, o draga-minas USS Guardian ficou encalhado no recife do Parque Nacional de Tubbataha, situado a cerca de 680 quilómetros a sudeste de Manila, quando se dirigia para Puerto Princesa, na ilha de Palawan.
A Administração norte-americana pediu desculpas pouco depois do acidente, o qual atribuiu a um defeito nos seus mapas de navegação.
Os responsáveis pelo Parque Marinho de Tubbataha estimaram que o navio, com aproximadamente 68 metros, que demorou dez semanas a ser retirado, danificou mais de 2.300 metros quadrados de coral.
O recife de Tubbataha, situado entre as regiões de Palawan e as ilhas Visayas, é rico em biodiversidade marinha e foi declarado Património da Humanidade pela UNESCO em 1993.
Em 2005, a Greenpeace foi condenada a pagar uma multa de 384.000 (cerca de 7.000 dólares norte-americanos ao câmbio da época) depois do seu navio de bandeira, o Rainbow Warrior, ter encalhado e danificado um trecho de 32 metros de largura no recife.
Agencias/Simacaribe 20/02/15