Seguindo o slogan "Pense. Comer. Conservar", do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente em 5 de junho, está reforçando a campanha contra a perda de alimentos e resíduos, juntamente com a promoção de outras atitudes, como a organização da comunidade espaços públicos, reduzindo o uso de sacolas plásticas,.............. que buscam novas alternativas de transporte, entre outros.
A idéia é aumentar a conscientização sobre as questões ambientais e garantir que todos entendam as suas responsabilidades, bem como o seu potencial para se tornarem agentes de desenvolvimento sustentável e equitativo, além de divulgar informações sobre os impactos ambientais da escolha de alimentos que pessoas decidem. Dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) mostram que 1,300 milhões de toneladas de alimentos são perdidas, enquanto que 1 em cada 7 pessoas no mundo sofrem de fome e, a cada dia, mais de 20 mil crianças menores de 5 morrem da mesma doença.
A campanha deste ano chama para a promoção de atividades comunitárias eo exercício coletivo de poder de decisão, para reduzir o desperdício, economizar recursos, reduzir o impacto ambiental e forçar mudanças nos processos de produção de alimentos para torná-los mais eficiente. Para isso, o site do PNUMA oferece uma página para registrar ações que beneficiam o meio ambiente, (na direçãohttp://www.unep.org/portuguese/wed/activities/register/ ) e fornece um guia rápido orientação ecologicamente correto para aqueles que desejam celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente e não sei como, acessando o link:
A mobilização sobre esta questão é muito importante e necessário em um momento em que a FAO estima que um terço da produção de alimentos é perdida. Portanto, se o alimento for perdida, também perdeu todos os recursos utilizados na sua produção. Segundo a organização, leva 1000 litros de água para produzir um litro de leite, e cada hambúrguer consome 16.000 litros de água, gastos com a alimentação do gado, mostrando que o desperdício de alimentos é um grande consumidor de recursos naturais e gerador impactos negativos sobre o meio ambiente.
Por tudo explicado, as medidas conscientes, como a seleção de alimentos orgânicos, que não utilizam produtos químicos em seu processo de produção, bem como a compra de produtos fabricados localmente, que são importados de outras partes do mundo, estão sendo promovidos para ajudar para preservar o meio ambiente.
Agencias/SimaCaribe 05 jun 2013